Lajedo do Pai Mateus e Pedra da Boca (2009)

Cicloviagem para conhecer o Lajedo do Pai Mateus e a Pedra da Boca.

Novembro/2009

Distância: 900 km (nove dias)

A equipe:

Paulo Rafael - Caloi Elite
Macelo Venceslau - Caloi Elite 3.0

Em novembro/2009, tiramos alguns dias para fazer uma grande volta pelo sertão da Paraíba e do Rio Grande do Norte - com o objetivo de conhecer o Lajedo do Pai Mateus e a Pedra da Boca, ambos na Paraíba - e retornar a Recife pelas praias do RN e PB.

Resumo da viagem:

Dia 1 - de Recife (PE) para Bom jardim (PE) - 114 km

Saímos cedo, às 5h, e chegamos cedo à Bom Jardim, por volta das duas da tarde. Dia todo no asfalto. Só cumprir tabela.

Dia 2 - de Bom jardim (PE) ao Lajedo de Pai Mateus (PB) - 147 km

Trajeto muito longo e cansativo. Saímos de Bom Jardim, passamos por Orobó, entramos na Paraíba, passamos Umbuzeiro e entramos para Gado Bravo, tudo asfalto. De Gado Bravo até Barra de Santana, estrada de terra. Daí até Cabaceiras, asfalto. Da entrada de Cabaceiras até o Lajedo, estrada de terra. A noite chegou e a gente nessa estrada. Só fomos chegar ao hotel às 19h. Banho, jantar, dormir.

Orobó (PE)

Rio seco depois de Umbuzeiro (PB)

Estrada de terra depois de Gado Bravo - vamos para lá

Estrada de terra depois de Gado Bravo - viemos de lá

Estrada de terra depois de Cabaceiras em direção ao Lajedo

Estava escurecendo e ainda faltavam 15 km

Dia 3 - Saca de Lã, Lajedo da Salambaia e Lajedo de Pai Mateus - 50 km

Esse foi um dia de descanso. Saímos do hotel para conhecer a região e suas formações rochosas. Por estradinhas de terra, passamos pela Saca de Lã e pedalamos por cima do famoso Lajedo do Pai Mateus e depois pelo Lajedo da Salambaia. Retornamos ao hotel para piscina e descanso.

A formação rochosa Saca de Lã

Dia 4 - do Lajedo de Pai Mateus (PB) para Areia (PB) - 120 km

Um dia agradável, sem problemas, com paisagem bastante variada. Saímos do Lajedo por estrada de terra até a entrada de Campina Grande. Almoçamos na cidade e seguimos por asfalto até Areia, onde chegamos por volta das 16h. Na região em torno de Areia, a paisagem é de mata alta e cerrada. Areia é pequena e bonita com um clima bem frio à noite e nevoeiro de manhã cedinho.

Partida do Lajedo

Em direção à Areia (PB)

Areia (PB)

Dia 5 - de Areia (PB) a Passa e Fica (RN) - 90 km

Dia tranquilo, todo pelo asfalto, e chegamos cedo, no meio da tarde, à Passa e Fica.

Na saída de Areia

E tome subida

Caminho dos Engenhos

Dia 6 - Parque Estadual da Pedra da Boca (PB) e Serra de São Bento - 50 km

Nesse dia, fomos conhecer a famosa Pedra da Boca. O parque estadual fica na Paraíba, fronteira com o RN. Além de subir até a Pedra, nós pedalamos em volta de todo o parque, por estradinhas de terra, o que dá cerca de 15 km. Almoçamos no único restaurante, pousada, camping e guia do parque. Depois, seguimos por asfalto para conhecer a Serra de São Bento e a cidadezinha de São Bento - uma grande subida. Ao final, retornamos ao hotel em Passa e Fica.

Pedra da Boca

Pedra da Caveira

Rapel na Pedra da Boca

Dia 7 - de Passa e Fica (RN) a Barra de Camaratuba (PB) - 114 km

A primeira metade do dia foi agradável, por asfalto, de Passa e Fica até a BR-101. Depois ficou mais difícil, pois entramos por estradas de barro cercadas de canavial, sem sombra alguma e muito sol no quengo. Chegamos na praia de Sagi (RN), e seguimos pois a intenção era dormir na Baía da Traição. Mas a maré estava subindo e ficou difícil pedalar. Encontramos uma pousadinha simples e agradável em Barra de Camaratuba e ficamos por lá.

Barro, calor, canavial em direção ao Sagi

Sagi

Sagi - a maré subia

Manutenção em Barra do Camaratuba

Dia 8 - de Barra de Camaratuba (PB) a João Pessoa (PB) - 120 km

Um longo dia, um pouco difícil. Atravessamos o rio Camaratuba e, como a maré estava alta, seguimos por uma estradinha mais acima da praia. A estradinha passa por uma reserva indígena e há uma espécie de absurdo pedágio por parte desses "índios". E a tal estradinha se transforma em um imenso areal de 5 km de extensão. Empurramos as bicicletas todo esse percurso. Enfim, chegamos a uma estrada de terra até a Baía da Traição. Como a maré estava alta e pela praia ainda haveria duas travessias de barco, seguimos pelo asfalto para Rio Tinto e BR-101. Chegamos à João Pessoa por volta da 16h e ainda pedalamos um bocado para encontrar pousada. Era um sábado e estava acontecendo um evento de motociclistas. Encontramos uma pousadinha e à noite saímos para passear na orla e jantar.

Travessia do Camaratuba

Areal de 5 km!

Baía da Traição

Dia 9 - de João Pessoa (PB) até Goiana (PE) - 100 km

Saímos de JP em direção à Recife pelo caminho mais longo, que segue por perto das praias (a rodovia PB-008). Esse trajeto tem inúmeras subidas e descidas. É bonito mas é bem mais difícil que pela BR-101. Em Acaú, atravessamos de balsa para Carne de Vaca e, então, seguimos por asfalto para a BR-101. Seguimos ainda muitos km pela 101, mas já estava ficando tarde e decidimos encerrar por ali. Telefonamos para um amigo ciclista que veio de carro nos buscar e levar para Recife.